O CANAL DISCOVERY APRESENTOU DURANTE A SEMANA SANTA UM POLÊMICO DOCUMENTÁRIO ONDE ESTUDIOSOS BÍBLICOS E CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE TEL AVIV ( ISRAEL ) PROCURAM EXPLICAÇÕES SOBRE QUEM MATOU JESUS!
OS EVANGELHOS DO NOVO TESTAMENTO ATRIBUEM A RESPONSABILIDADE DA CONDENAÇÃO DE JESUS AO SUMO SACERDOTE CAIFÁS.
OS ESTUDIOSOS DISCORDAM DAS INTERPRETAÇÕES CRISTÃS QUE CULPAM CAIFÁS E ACREDITAM QUE OUTRAS PESSOAS TERIAM INTERESSE NA MORTE DE JESUS.
OS FARISEUS QUE PREGAVAM NO GRANDE TEMPLO DE JERUSALÉM SÃO APONTADOS COMO SUSPEITOS JÁ QUE JESUS REPRESENTAVA CONCORRÊNCIA PARA ELES.
OUTRO INTERESSADO SERIA O GOVERNADOR ROMANO PÔNCIO PILATOS QUE NA REALIDADE SERIA UM GRANDE TIRANO E NÃO UM FRACO COMO RELATADO NOS EVANGELHOS.
PILATOS TERIA MANDADO MATAR JESUS SIMPLESMENTE POR QUE ACHAVA QUE ELE REPRESENTAVA UMA AMEAÇA À PAZ NAQUELA SEMANA DA PÁSCOA JUDAICA EM JERUSALÉM.
OS CIENTISTAS VÃO MUITO MAIS ALÉM EM SUAS ESPECULAÇÕES E CHEGAM A AFIRMAR QUE O PRÓPRIO JESUS TERIA ARQUITETADO SEU PENOSO FIM.
JESUS TERIA COMBINADO COM JUDAS ESCALIOTES PARA QUE O ENTREGASSE APÓS IRRITAR PROPOSITALMENTE AS AUTORIDADES COM SEUS ATOS DURANTE AQUELA SEMANA DE PÁSCOA.
OS ESTUDIOSOS COLOCAM JUDAS ESCALIOTES COMO SUSPEITO.
SEGUNDO ELES, JUDAS TERIA ENTREGADO JESUS POR SE IRRITAR COM ALGUMA PROMESSA QUE ELE ESTAVA DEMORANDO PARA CUMPRIR.
MAS O PRINCIPAL SUSPEITO SERIA MESMO O REI HERODES ANTIFAS DA JUDÉIA QUE JÁ HAVIA SIDO O RESPONSÁVEL PELA MORTE DE JOÃO BATISTA E DE CERTA FORMA JESUS CONTINUAVA O MOVIMENTO COMEÇADO JOR JOÃO.
O REI HERODES ( O GRANDE ); PAI DE ANTIFAS JÁ TERIA TENTADO ASSASSINAR JESUS QUANDO ELE AINDA ERA UM BEBÊ NUM CONHECIDO EPISÓDIO BÍBLICO.
HERODES ANTIFAS TERIA CONSEGUIDO CONCRETIZAR UMA PERSEGUIÇÃO DE MAIS DE 30 ANOS COMEÇADA POR SEU PAI.
DO PONTO DE VISTA JUDEU É INTERESSANTE SE LIVRAR DA CULPA PELO ASSASSINATO BRUTAL DE JESUS!
É CERTO QUE A CRUCIFICAÇÃO ERA UM MEIO DE PUNIÇÃO TIPICAMENTE ROMANO.
CRUEL, SANGUINÁRIO E QUE VISAVA INTIMIDAR OS INIMIGOS DE ROMA.
O HISTORIADOR JUDEU; JOSEFO QUE VIVEU NA MESMA ÉPOCA DE JESUS NUNCA ESCREVEU UMA LINHA SOBRE A VIDA DELE; MAS EM ALGUNS DE SEUS TEXTOS ELE DESCREVE PILATOS COMO UM HOMEM CRUEL E CAPAZ DE TUDO CONTRA SEUS INIMIGOS.
QUEM TEM RAZÃO?
QUANTO MAIS A TECNOLOGIA EVOLUIR; MAIS PERTO OS ESPECIALISTAS VÃO CHEGAR DA VERDADE SOBRE AQUELE CRIME.
A INVESTIGAÇÃO É DIFÍCIL; POIS JÁ SE PASSARAM QUASE DOIS MIL ANOS E AS CENAS DO CRIME FORAM MUITO ALTERADAS; NÃO EXISTEM TESTEMUNHAS OCULARES E OS LIVROS QUE NARRAM O CRIME FORAM ESCRITOS ENTRE 30 E 90 ANOS DEPOIS DELE OCORRIDO.
MAS UM DIA SABEREMOS O QUE ACONTECEU NAQUELA SEXTA-FEIRA DA PÁSCOA JUDAICA NO ANO 1 DA ERA CRISTÃ.
ESTE É UM CRIME QUE NÃO PRESCREVERÁ NUNCA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário