As receitas do pay per view em 2009 serão distribuídas de acordo com o número de assinaturas de cada clube, o que dará mais dinheiro a Flamengo e São Paulo, líderes de audiência na tv paga.
Acho justa essa distribuição, pois a relação deve ser cada vez mais profissional entre os clubes e a tv.
Até mesmo o Cruzeiro pediu adiantamento de 30% de sua cota de 2009, para fechar as contas de 2008.
Acho que os dirigentes dos clubes mineiros tem que se adaptar aos novos tempos! Chega de depender apenas de cotas de tv e patrocínios no uniforme.
Os clubes precisam de mais sócios ou até mesmo abrir seus capitais para investimentos externos e parcerias que possam trazer melhoramentos à estrutura dos clubes.
Se os jogadores são mantidos, as torcidas criam ídolos e vão ao campo vê-los em ação. A venda de produtos licenciados com a marca dos clubes sobe e um ciclo de prosperidade pode ser criado.
A pirataria é um importante adversário, mas a paixão do torcedor é uma aliada!
Visitei recentemente a Cruzeiro mania, no Barro Preto-BH e achei impressionante a falta de variedades.
Poucas camisas retrô, bonecos, souvenirs; apenas uniformes de treino e de jogo a preços fora da realidade dos torcedores.
Uma loja pequena para uma torcida tão grande e que se torna menor ainda quando avaliamos aqueles que realmente nela podem comprar.
Os clubes estão se estruturando, mantendo elencos, treinadores; é o futebol brasileiro se adaptando ao calendário com campeonato por pontos corridos, que veio para ficar.
Para se conseguir boas colocações no brasileirão por pontos corridos é necessário um elenco forte; no mínimo dois bons jogadores para cada posição e manutenção do treinador.
Desde que foi criado em 2003, veja o desempenho das equipes mineiras:
No primeiro ano; em 2003, o Cruzeiro foi o campeão com uma grande superioridade sobre os adversários, venceu 31 partidas, marcou 100 pontos e fez 102 gols. O Atlético fez sua melhor campanha até hoje, terminando em sétimo.
Em 2004 as duas equipes foram mal, o galo ensaiou o rebaixamento com o décimo oitavo lugar, enquanto o Cruzeiro ficou apenas em décimo terceiro.
Em 2005 veio a queda do galo com a décima sétima posição, escrevendo a pior página de sua história. O cruzeiro prejudicado no escândalo da arbitragem terminou em oitavo, mas sua posição real seria o sexto lugar, assim como o campeão seria o Inter e não o Corinthians.
Em 2006 o Cruzeiro chegou a liderar no início do campeonato, mas terminou em décimo. O Atlético subiu da segunda divisão.
Em 2007 bons campeonatos para os times mineiros. O Atlético reagiu com a chegada de Leão e terminou em oitavo. O Cruzeiro ficou em quinto e se garantiu na libertadores1
Em 2008 o galo voltou a fazer um péssimo campeonato e esteve ameaçado de novo pelo rebaixamento, mas terminou em décimo segundo; enquanto o Cruzeiro teve uma excelente participação, com 21 vitórias, mesmo número de São Paulo e Grêmio. O elevado número de derrotas fora de casa tirou as chances de título da raposa e deixou a equipe com a terceira colocação e vaga garantida na libertadores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário