CONFORME REPORTAGEM DO ESTADO DE MINAS, JORNAL MAIS LIDO E CONCEITUADO DE MINAS GERAIS; AS REGIÕES DO VALE DO RIO DOCE E DO VALE DO JEQUITINHONHA, TAMBÉM CONHECIDO COMO VALE DA FOME ESTÃO DENTRO DOS MAIORES BOLSÕES DE POBREZA DO BRASIL.
O QUE SERIA UM BOLSÃO DE POBREZA?
SEGUNDO A REPORTAGEM O CRITÉRIO ESCOLHIDO PARA AVALIAR A QUALIDADE DE VIDA DE UMA POPULAÇÃO É IDH- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A NOSSA REGIÃO FOI INCLUÍDA NA LISTA DOS BOLSÕES DE POBREZA POR APRESENTAR BAIXÍSSIMO NÍVEL DE INDUSTRIALIZAÇÃO, ALÉM DE MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E SISTEMA DE SAÚDE PRECÁRIO.
O ÍNDICE DE ESCOLARIDADE NÃO FICOU MUITO ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL MAS A QUALIDADE DO ENSINO NÃO É BOA!
SE DERMOS UMA BOA OLHADA NA REGIÃO EM QUE ESTÁ SITUADA A CIDADE DE RAUL SOARES VEREMOS COMO ELA ESTÁ ATRASADA EM SEU DESENVOLVIMENTO.
FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE A NOSSA REGIÃO E A REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, O VALE DO AÇO, O SUL DE MINAS E O TRIÂNGULO MINEIRO.
VEREMOS QUE REALMENTE NÃO HÁ COMPARAÇÃO!
PARA SERMOS MAIS ESPECÍFICOS MOSTRAREMOS PONTO A PONTO O QUE FAZ RAUL SOARES ESTAR INCLUÍDO NUM GRANDE BOLSÃO DE POBREZA!
SETOR INDUSTRIAL.
O NOSSO ATRASO FICA MAIS EVIDENTE NESTE SETOR. JÁ TIVEMOS FÁBRICA DE MACARRÃO, TECIDOS, ROUPAS E FERRAMENTAS AGRÍCOLAS, ENTRE OUTRAS.
O ÚLTIMO SUSPIRO INDUSTRIAL DE RAUL SOARES FOI DADO COM A TARZA QUE ENCONTRA-SE PARALISADA.
UMA FIRMA QUE JÁ ENPREGOU MAIS DE 500 PESSOAS.
SÃO 500 EMPREGOS DIRETOS, MAIS PELO MENOS 200 INDIRETOS.
O FECHAMENTO DE UMA INDÚSTRIA COMO A TARZA AFETA DIRETAMENTE 15% DA POPULAÇÃO DA CIDADE E INDIRETAMENTE OUTROS 40% ENTRE COMERCIANTES E OUTROS PRESTADORES DE SERVIÇOS.
RAUL SOARES ESTÁ LOCALIZADA HÁ APENAS 230 KM DE BELO HORIZONTE E 350 KM DO PORTO DE VITÓRIA.
POR QUÊ A CIDADE NUNCA CONSEGUIU SER UM POLO INDUSTRIAL?
O FENÔMENO É REGIONAL. HÁ POUCAS INDÚSTRIAS NA REGIÃO.
EDUCAÇÃO.
O SETOR DE EDUCAÇÃO EVOLUIU, NÃO HÁ DÚVIDAS. HOJE A POPULAÇÃO TEM ACESSO A 3 CURSOS SUPERIORES DENRO DO MUNICÍPIO E HÁ FACULDADES EM CARATINGA E MATIPÓ QUE OFERECEM BOAS OPÇÕES.
A QUALIDADE DO ENSINO AINDA É QUESTIONÁVEL. O MAIOR PROBLEMA É SEM DÚVIDA A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES.
OS GOVERNOS GOSTAM DE APRESENTAR NÚMEROS POSITIVOS SOBRE O AUMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE AGORA TÊM ACESSO A CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR MAS PARECEM POUCO PREOCUPADOS COM A QUALIDADE DOS NOVOS PROFISSIONAIS QUE SERÃO APRESENTADOS AO MERCADO.
SE CONTINUAR ASSIM TER UM CURSO SUPERIOR PASSARÁ A SER UMA OBRIGAÇÃO COMO OUTRA QUALQUER.
SERIA MAIS FÁCIL COMPRAR UM DIPLOMA!
A ÚNICA COISA QUE IMPORTA É O QUE O ALUNO ABSORVEU DURANTE O CURSO E O QUE ELE CONTINUARÁ APRENDENDO DEPOIS DA FACULDADE.
É PRECISO INVESTIR NOS PROFESSORES DOS NÍVEIS BÁSICOS!
A FIGURA DO PROFESSOR PRECISA SER RESGATADA E UMA BOA MANEIRA DE AUMENTAR A AUTO-ESTIMA DA CLASSE É DANDO UM REAJUSTE SIGNIFICATIVO DE SALÁRIOS.
DO CONTRÁRIO TEREMOS NO FUTURO CASAS LINDAMENTE DECORADAS COM VÁRIOS DIPLOMAS QUE DE NADA SERVIRÃO!
SETOR AGRÍCOLA.
DEFINITIVAMENTE NÃO ESTÁ AÍ O PROBLEMA DA REGIÃO.
CANA-DE-AÇÚCAR, GADO DE CORTE E CAFÉ CONTINUAM SENDO BONS INVESTIMENTOS.
CULTURA.
ESTÁ AÍ O GRANDE CALCANHAR DE AQUILES DE TODA REGIÃO!
NOS ÚLTIMOS ANOS FORAM ACABANDO LENTAMENTE EM TODA REGIÃO; OS CINEMAS QUE TAMBÉM PODIAM FUNCIONAR COMO TEATROS, OS FESTIVAIS CULTURAIS DE MÚSICA REGIONAL E AS DANCETERIAS.
EM RAUL SOARES SE FORAM O CINE MARROCOS, O FECAR ( FESTIVAL DAS CANÇÃO RAULSOARENSE), O CLUBE FLAMÊ, O MARAJOARA E AGONIZAM AS OLIMPÍADAS ( VITAIS PARA AFASTAR OS JOVENS DAS DROGAS) E ATÉ A EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, COMERCIAL E INDUSTRIAL.
AINDA SOBREVIVE O CARNAVAL QUE SÓ VALE COMO CULTURA QUANDO CONSIDERAMOS NOSSAS ESCOLAS DE SAMBA.
PORÉM SE INVESTE MAIS NAS BANDAS ENLATADAS QUE TOCAM NO PALCO PRINCIPAL DIVULGANDO A CULTURA BAIANA DO QUE NAS ESCOLAS DE SAMBA QUE DIVULGAM A CULTURA DE RAUL SOARES.
A ATUAÇÃO DE ALGUNS BLOCOS CARNAVALESCOS COMO CHAPADUS E BLOCO DA PELADA É LOUVÁVEL QUANDO AJUDAM INSTITUIÇÕES VITAIS COMO A APAE, O NÚCLEO DO CÂNCER E O HOSPITAL.
SAÚDE.
É COMPLICADO ADOECER NA REGIÃO.
OS PLANOS DE SAÚDE EXISTEM, MAS NÃO FUNCIONAM.
HOSPITAIS E PAMS FAZEM O QUE PODEM, MAS OS PROCEDIMENTOS SÃO MUITO RESTRITOS.
O MELHOR MESMO É REZAR PARA CHEGAR A TEMPO EM BELO HORIZONTE!
NÃO HÁ COMO ESPERAR QUE ESSA SITUAÇÃO SE REVERTA EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.
PARA OS PACIENTES QUE PRECISAM DE PROCEDIMENTOS DE ALTO CUSTO PARA SOBREVIVER, COMO QUIMIO E RADIOTERAPIA A ÚNICA SAÍDA É PROCURAR O SUS E SE ACOSTUMAR COM A ROTINA DE VIAGENS À CAPITAL!
Um comentário:
Olá Guto. Você tem toda razão em afirmar (infelizmente) que a região de nossa terra é um bolsão de pobreza. O atraso se inscrustou na região e a vida parece que parou. As indústrias que lá existiam, muito bem mencionados por você, se esfumaçaram, apagaram-se. Uma pena! Torço muito para saber que alguma coisa de bom esteja acontecendo e nossa terra possa voltar a suspirar momentos de crescimento, com políticas públicas de interesse da região, proporcionando aos raulsoarenses uma nova era de grande feitos e crescimento. Mudei-me de lá em 1963 e sempre que posso retorno para rever os amigos queridos. Torçamos para que Raul Soares volte a ser grande orgulho nosso com boas transformações. Abraços. Artur S Maciel
Postar um comentário