AMIGOS DO BLOG.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VOCÊ SABIA QUE MANHUAÇU JÁ FOI UM PAÍS?


O TEXTO A SEGUIR FOI EXTRAÍDO DO JORNAL ESTADO DE MINAS DE 20 DE SETEMBRO DE 2009. PARA QUEM QUISER MAIS DETALHES É SÓ LER A REPORTAGEM COMPLETA NAS PÁGINAS 23, 24 E 25.
PRA VOCÊ QUE AINDA NÃO CONHECE ESSA PARTE ESQUECIDA DA HISTÓRIA ACOMPANHE O RESUMO FEITO PELO JORNALISTA DANIEL ANTUNES:
EM 1895, O AMBICIOSO FAZENDEIRO SERAFIM TIBÚRCIO QUE ERA UM CORONEL NÃO OFICIAL COMO TODOS OS DONOS DE GRANDES EXTENSÕES DE TERRA NA ÉPOCA ASSUMIU A PREFEITURA DE MANHUAÇU MAS O GRUPO POLÍTICO RIVAL FEZ PRESSÃO E O ENFRENTOU, NA TENTATIVA DE DERRUBÁ-LO. PARA SE VINGAR DO ENTÃO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, BIAS FORTES, QUE SE NEGOU A APOIÁ-LO O CORONEL DECLAROU O MUNICÍPIO UM PAÍS INDEPENDENTE COM MOEDA E LEGISLAÇÃO PRÓPRIAS, EM UM DISCURSSO NO CORETO DA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE EM 15 DE JUNHO DE 1896.
A REPÚBLICA DE MANHUASSU ( NA ÉPOCA SE ESCREVIA COM DOIS ESSES) DUROU APENAS 22 DIAS. O GOVERNADOR ENVIOU A POLÍCIA DO ESTADO AO MUNICÍPIO PARA RESTABELECER A ORDEM, MAS TODOS OS SOLDADOS FORAM MORTOS PELOS JAGUNÇOS E OS ÍNDIOS PURIS E BOTOCUDOS A SERVIÇO DO CORONEL. SERAFIM TIBÚRCIO SÓ FOI DERROTADO PELAS TROPAS DO EXÉRCITO DEPOIS QUE BIAS FORTES PEDIU AJUDA AO GOVERNO FEDERAL. UMA HISTÓRIA MANCHADA DE MUITO SANGUE, QUE, POR MAIS DE 100 ANOS FICOU GUARDADA NA LEMBRANÇA DE ANTIGOS MORADORES MAS AGORA SE TORNARÁ O LIVRO A REPÚBLICA DO SILÊNCIO DE FLÁVIO MATEUS DOS SANTOS.
SERAFIM TIBÚRCIO TERIA SE RECUSADO A ENFRENTAR A TROPA FEDERAL COMPOSTA POR 380 SOLDADOS, E FUGIU COM SEUS ALIADOS PARA A CIDADE DE AFONSO CLÁUDIO( ES ) ONDE TENTOU REVOLUÇÃO SEMELHANTE, MAS FRACASSOU DE NOVO.
ELE NÃO DEIXOU HERDEIROS E ATÉ SEU BUSTO FEITO EM 1997 A PEDIDO DA PREFEITURA ESTÁ HOJE EM UM CANTO DA CASA DE CULTURA DE MANHUAÇU. FOI DEPOSTO DE UM PEDESTAL EM UMA PRAÇA DA CIDADE PELA REJEIÇÃO DE MORADORES QUE PERDERAM ANTEPASSADOS NAS SANGRENTAS BATALHAS TRAVADAS CONTRA O OUSADO CORONEL.

Um comentário:

Anônimo disse...

Iteressante............
comotudo vc escreve