AMIGOS DO BLOG.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A HISTÓRIA DE JOÃO PAULO II.


   O PAPA MAIS POP DE TODOS OS TEMPOS NASCEU NA POLÔNIA E EM SUA JUVENTUDE, ENFRENTOU O NAZISMO E A DOMINAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA NA POLÔNIA.
   KAROL VOETYLA TEVE DE QUEBRAR PEDRAS PARA NÃO SER MANDADO  PARA OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO ALEMÃES DURANTE O TERCEIRO HEICH.
   PARA SE ENGAJAR AINDA MAIS NA LUTA CONTRA A OPRESSÃO QUE SEU POVO SOFRIA; ELE ACEITOU UM CONVITE PARA SER PADRE.
   KAROL VOETYLA FAZIA PARTE DE UMA GRUPO DE TEATRO E TINHA UMA PRETENDENTE POLONESA; MAS ACABOU NÃO SE CASANDO E FIXOU-SE EM CRACÓVIA ATÉ SE TORNAR BISPO.
   AINDA JOVEM FOI CONVIDADO POR PAULO VI PARA MORAR NO VATICANO E SE TORNOU CARDEAL.
   SUA LUTA EM DEFESA DO POVO POLONÊS CONTINUOU E VOETYLA FEZ MUITOS INIMIGOS ENTRE OS CHEFES DOS PAÍSES COMUNISTAS.
   COM AS MORTES DE PAULO VI E JOÃO PAULO I, A IGREJA CATÓLICA PRECISAVA DE UM NOME QUE TIVESSE FORTE APELO COM OS JOVENS E NÃO FOSSE ITALIANO; JÁ QUE DUARANTE 450 ANOS; OS CARDEAIS DAQUELE PAÍS ERAM ELEITOS PAPA SEM CHANCE PARA CARDEAIS DE OUTROS PAÍSES.
   KAROL VOETYLA; MEMSO A CONTRA-GOSTO, ACEITOU O DESAFIO E SE TORNOU UM DOS PAPAS MAIS JOVENS DA HISTÓRIA, COM 58 ANOS, O BISPO DE CRACÓVIA ADOTOU O NOME DE JOÃO PAULO II.
   DURANTE SEU PONTIFICADO, AJUDOU A REDEMOCRATIZAÇÃO DOS PAÍSES COMUNISTAS DO LESTE EUROPEU; INCLUSIVE O SINDICATO SOLIDARIEDADE DE LEC VALENSA, CHEGOU AO PODER COM A AJUDA DO PAPA.
   PAGOU CARO POR ISSO, SOFRENDO UM ATENTADO QUE QUASE TIROU SUA VIDA EM 1981. ALI AJCA, CONTRATADO PELO GOVERNO BÚLGARO, DEU DOIS TIROS À QUEIMA ROUPA NO SUMO PONTÍFICE, EM PLENA PRAÇA DE SÃO PEDRO.
   JOÃO PAULO II DEDICOU ESSE MILAGRE À VIRGEM DE FÁTIMA E CONTINUOU SUA LUTA CONTRA O COMUNISMO; SENDO O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA; APÓS A QUEDA DO MURO DE BERLIM.
   O PAPA VIAJOU O MUNDO TODO E A REVISTA TIME O DEFINIU COMO UM " SUPER STAR ".
   À PARTIR DE 1998 SUA SAÚDE COMEÇOU PIORAR; UM TOMBO NO VATICANO PROVOCOU FRATURAS NA BACIA E NO FÊMUR E O PAPA FOI CONDENADO A SENTIR DORES AO ANDAR, PELO RESTO DA VIDA.
   O DIAGNÓSTICO DE MAU DE ALZEIHMER DIFICULTOU AINDA MAIS A SITUAÇÃO DE JOÃO PAULO II; MESMO ASSIM ELE COMANDOU O JUBILEU DE 2000; QUANDO SE COMEMOROU OS DOIS MIL ANOS DO NASCIMENTO DE CRISTO.
   EM ABRIL DE 2005; JÁ BASTANTE AFETADO PELO ALZEIHMER; JOÃO PAULO II TENTOU FAZER SUA ÚLTIMA APARIÇÃO EM PÚBLICO, MAS ELE NÃO CONSEGUIA MAIS FALAR E RESPIRAR DIREITO E A PRESSÃO SE ELEVOU MUITO.
   DOIS DIAS APÓS ESSA TENTATIVA; O ENTÃO PREFEITO DO VATICANO, O CARDEAL KARL RATZENGER ANUNCIOU QUE O PAPA " HAVIA VOLTADO PARA A CASA DO PAI".
   SEU FUNERAL REUNIU MAIS DE 100 CHEFES DE ESTADO E EMOCIONOU O MUNDO. OS FIÍES PEDIRAM PARA QUE ELE FOSSE CANONIZADO SUBITAMENTE.
   SEIS ANOS APÓS SUA MORTE; JOÃO PAULO II FOI BEATIFICADO PELO CARDEAL KARL RATZENGER ( HOJE PAPA BENTO XVI ).
   O JOVEM ATOR POLONÊS AGUARDA PELA COMPROVAÇÃO DE MAIS UM MILAGRE PARA SER DECLARADO SANTO DA IGREJA CATÓLICA!
  

Nenhum comentário: