AMIGOS DO BLOG.

sábado, 15 de março de 2014

O MISTÉRIO DO STAR DUST


O STAR DUST ( POEIRA DAS ESTRELAS ) era um avião de carga e passageiros que desapareceu em agosto de 1947 com seis pessoas à bordo, piloto, co-piloto e quatro passageiros.
O avião fazia o trecho entre Buenos Aires e Santiago e fez seu último contato por código morse quando sobrevoava a Cordilheira dos Andes ( segunda maior cadeia de montanhas do mundo ).
A última mensagem vinda do avião foi STANDEC.
A torre de comando do aeroporto de Santiago não entendeu a mensagem e após algumas horas de atraso o STAR DUST foi considerado como desaparecido e as buscas por ar começaram.
Foram três meses de buscas incessantes através dos Andes.
Durante todo o tempo em que foram realizadas as buscas, nada foi encontrado, nenhum destroço do avião, nenhum corpo, absolutamente nenhum vestígio.
Isso foi o suficiente para gerar várias hipóteses para o sumiço do STAR DUST.
O rapto da aeronave por alienígenas foi o mais comentado na época e criou lendas em torno do avião inglês; principalmente por causa da mensagem final STANDEC que não foi codificada por nenhum especialista.
Uma revista de ufologia foi lançada em 1949, com o título de STANDEC.
Os familares dos desaparecidos no desastre perderam as esperanças de encontrá-los com vida e as buscas foram totalmente abolidas em 1950.
O STAR DUST estava condenado a se tornar uma lenda, um prato e tanto para os ufólogos.
Muitos dos familiares morreram sem saber o que realmente havia acontecido com o STAR DUST.
A verdade só começaria vir à tona 52 anos depois, isto mesmo, 52 anos depois...
Alpinistas encontraram parte dos destroços de um avião aos pés do monte Tucigalpa, um dos maiores da cordilheira.
Um dos pedaços encontrados era examente um dos quatro motores e nele ainda dava para se ler STAR DUST.
O STAR DUST havia se desviado bastante da rota pré-programada e caído no monte Tucigalpa, em território argentino.
O exército argentino organizou uma grande missão rumo ao Ataualpa em busca dos destroços do STAR DUST e de restos humanos.
Utilizando-se de jipes e depois mulas, uma equipe de 50 homens do exército e 5 peritos em aeronáutica conseguiram percorrer o atribulado caminho até chegarem aos primeiros destroços do STAR DUST em novembro de 1999.
Os peritos buscavam pistas que pudessem revelar os motivos da queda do avião.
Primeiro foram encontradas as hélices. O fato de estarem amassadas para trás permitiu que o primeiro segredo fosse revelado. Os motores do STAR DUST estavão funcionando quando ele se chocou com o monte, com isso estava afastada a hipótese de problema mecânico.
As rodas foram encontradas em ótimo estado de conservação, uma delas não havia sequer esvaziado, mesmo 52 anos depois!
Esta descoberta prova que o trem de pouso estava recolhido, pois se as rodas tivessem se chocado contra a montanha, estariam totalmente destruídas.
Se o trem de pouso não foi baixado é porquê o piloto não pretendia pousar o STAR DUST naquele momento, o que aumentou a suspeita de que o piloto foi surpreendido por algo que fez com que o avião batesse no Tucigalpa depois de sair totalmente de sua rota.
Vários pedaços de ossos forão recolhidos e levados para análise do DNA e cerca de 25% dos destroços do avião foram encontrados e levados para análise em Buenos Aires.
Após avaliarem as condições climáticas do local onde foram encontrados os destroços e as condições em que eles se encontravam, os especialistas chegaram a uma conclusão sobre o que ocorreu naquele vôo de agosto de 1947.
Naquela época o STAR DUST era um dos poucos modelos de aviões existentes que conseguia voar em altitudes acima de 5000 pés.
Naquele dia do acidente uma forte tempestade fez com que o piloto resolvesse subir de 5000 para 8500 pés para se livrar da forte turbulência.
Aquela seria a primeira vez que o piloto alcançaria tal altitude, mas como o STAR DUST estava perfeitamente apto a voar nessas condições, ele obteve permissão da torre de controle para realizar a manobra.
O que o piloto não conhecia era a ação da corrente de ventos dos Andes que se forma em altitudes similares a essa. Essas correntes afastaram o STAR DUST de sua rota sem que o piloto percebesse levando-o de encontro ao monte Ataualpa.
O STAR DUST chegou a se comunicar com o a torre do aeroporto de Santiago, anunciando sua aproximação, mas acabou se chocando com a montanha devido ao sistema de ventos andino.
A pergunta que ainda ficava noa ar era a seguinte:
Por que o STAR DUST só foi encontrado 52 anos depois?
Com a ajuda de geológos os peritos chegaram à seguinte conclusão:
O STAR DUST se chocou violentamente contra o monte Tucigalpa sendo totalmente destroçado e matando todos os ocupantes instantaneamente. Logo após a forte colisão ocorreu uma grande avalanche que soterrou completamente os destroços e restos humanos, por isso as buscas foram inúteis naquela época!
Mas então por que os destroços reapareceram misteriosamente 52 anos depois?
Os geólogos têm a explicação:
Com o passar os anos as geleiras mais altas vão descendo e quando atingem altitudes inferiores a 2000 metros começam a derreter, neste momento tudo o que há no meio delas acaba reaparecendo, inclusive os destroços do STAR DUST.
O restante dos destroços ainda não encontrados também virão á superfície à medida que o degelo for ocorrendo.
Então tudo certo? Está totalmente desvendado o mistério do STAR DUST?
A resposta é não.
Existe uma coisa que ninguém jamais conseguiu explicar!
O significado da menagem final enviada pelo avião:
STANDEC.
STANDEC.
STANDEC.

PARECE QUE ESSE MISTÉRIO VAI DURAR PAR SEMPRE!

Nenhum comentário: